domingo, 6 de junho de 2010

Dica do dia: Como tratar Carrapatos, pulgas e mais alguns parasitas.

A dica do dia é como se livrar de carrapatos e pulgas, em cães e gatos gastando pouco, muito pouco mesmo. Existe no mercado um inseticida chamado Fipronil, esse inseticida apresenta baixa toxidade em mamíferos, porém é extremamente eficaz contra insetos. No Brasil, até pouco tempo ele era vendido com exclusividade pela Merial, o que fazia um blister suficiente para tratar um animal de 10 quilos custar algo em torno de 60 R$ no varejo. A Merial perdeu a exclusividade do produto no mercado, (ao que tudo indica ainda existe uma batalha judicial sobre o tema, mas isso foge a intenção do blog) e hoje outras empresas comercializam o Fipronil, em varias apresentações, algumas delas são: Fiprolex TopLine RED Toda linha FrontLine TOPSPOT da Merial Todos esses produtos citados são "PourOn", ou seja: São absorvidos pela pele.

O produto que apresenta melhor custo beneficio entre os citados é o TopLine RED, a embalagem de 1 litro com Fipronil a 1% custa algo em torno de 70 reais.

A dosagem miníma recomendada Fipronil para cães é de 6,7mg/kg e para gatos é de 5mg/kg, e o modo de usar vai ser o seguinte:

Para um gato de 3,200kg

Primeiro pese seu animal, arredonde as gramas para cima. Por exemplo: Se seu animal pesar 3,200KG, arredonde o peso dele para 4 quilos.

Multiplique a dose mínima recomendada pelo peso do animal, no exemplo um gato que pesa 4 quilos (arredondados)

5x4=20 Logo o animal do exemplo precisa de uma dose de 20mg (vinte miligramas), sabendo que o TopLine RED apresenta a concentração de 1%, logo em cada litro temos 10 gramas de Fipronil, em 1ml temos 10mg (dez miligramas) de Fipronil.

Dividindo agora a dose necessária ao animal do exemplo (20mg) por 10mg (dez miligramas) teremos a dose necessária em ML. 20/10=2 Logo o gato do exemplo precisa de 2ML do TopLine RED.

Calculada a dose, aplique com uma seringa SEM AGULHA no dorso no animal, entre um ombro e outro.

Após a aplicação não exponha seu animal ao sol, pois o veiculo do TopLine RED é oleoso e existe o risco de uma queimadura, em especial com animais brancos.

É normal que alguns animais, especialmente gatos, salivem excessivamente após a aplicação do produto.

Em resumo, a dose do TopLine RED 1% Fipronil fica assim: 1ML para cada dois quilos em gatos e 1ML para cada 1,400kg em cachorros (aproximadamente)

Aliado a esse tratamento é indispensável a dedetização periódica do ambiente onde o animal vive.

Nenhum comentário:

Postar um comentário